top of page

TRATAMENTO DA CATARATA

O único tratamento possível para Catarata é a Cirurgia. Não existe outro tratamento cientificamente comprovado.

Engana-se quem acha que o tratamento da catarata só pode ser realizado quando a visão do paciente já está gravemente comprometida. Na verdade, a catarata pode  ser removida por meio de cirurgia assim que for diagnosticada, ou os sintomas da doença começarem a interferir nas atividades diárias do paciente, como dirigir, trabalhar, ler ou ver TV (1), uma vez que a perda da acuidade visual, mesmo que baixa, está relacionada diminuição da qualidade de vida e da independência do paciente.

Outro motivo pelo qual não se deve esperar a catarata alcançar um estágio muito avançado é a segurança do procedimento cirúrgico: quanto mais precoce o tratamento, menor o índice de complicações durante a cirurgia.

Há casos, entretanto, que a cirurgia de catarata é recomendada ainda que a doença não esteja prejudicando a visão do paciente (1). Isso ocorre quando a catarata atrapalha o diagnostico de outras doenças oculares, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e a retinopatia diabética, ou quando o paciente tem catarata nos dois olhos (1).

tratamento da catarata é simples, realizado por meio de uma cirurgia para a substituição do cristalino, a lente natural do olho que está opacificada, por uma lente artificial, chamada de lente intraocular (1). Vale destacar que essa lente é bem diferente das lentes de contato, pois ela é colocada dentro do olho, de forma definitiva através de um processo cirúrgico.

CIRURGIA DE CATARATA:

 

  • Cirurgia de catarata por Facoemulsificação: é a técnica tradicional para corrigir a catarata. Neste tipo de cirurgia de catarata são feitas incisões no olho do paciente com bisturis para acesso e aspiração do cristalino opacificado (lente natural do olho afetada pela catarata) e a posterior introdução de uma lente artificial para substituir o cristalino natural, chamada de lente intraocular.

  • Cirurgia de catarata à Laser: é a cirurgia mais moderna, segura e eficaz atualmente para o tratamento da catarata no mundo. A cirurgia a laser livra o paciente da necessidade de incisão manual com o bisturi e, ao mesmo tempo, diminui o risco de complicações, infecções e o tempo de recuperação pós-cirúrgico (4) O aparelho à laser automatiza os procedimentos manuais da cirurgia de catarata, realizando as etapas mais complexas da cirurgia de maneira personalizada. Através de um controle guiado por imagens, oferece maior precisão, rapidez e segurança, e também melhores resultados visuais pós-operatórios quando comparado a técnica manual.

 

LENTES INTRA-OCULARES (LIO's):​

 

  • Lentes intraoculares monofocais esféricas: são as lentes intra-oculares padronizadas no SUS e na maior parte dos convênios médicos. São lentes básicas, que visam apenas substituir o poder dióptrico central do cristalino, restaurando a transparência ocular, mas sem outros benefícios como redução da aberração periférica (lentes asféricas), otimização do contraste, nitidez e sem  filtros adicionais ( especialmente o filtro amarelo, que barra a luz azul)

  • Lentes intraoculares monofocais asféricas: é o primeiro nível das chamadas "Lentes Premium". Foram projetadas para oferecer uma visão bem mais nítida e clara para longe, para a realização de atividades como ver TV, dirigir ou praticar esportes ao ar livre. Possuem redução da aberração periférica, causam menos distorções, e têm melhor nível de nitidez e contraste. A qualidade da imagem proporciona mais nitidez das cores e uma recuperação visual mais rápida, após a exposição a um brilho intenso (sol, faróis de veículos), e possuem filtros. As lentes monofocais não corrigem a presbiopia (“vista cansada”) (6).

  • Lentes intraoculares monofocais tóricas: oferece o tratamento completo da catarata e do astigmatismo em um único procedimento. Possuem todos os benefícios das lentes monofocais asféricas, além de corrigirem astigmatismos mais importantes. Esta correção conjunta é essencial, pois se for tratada a catarata, mas não o astigmatismo, a visão continuará borrada, havendo a necessidade de usar óculos a todo o momento para correção adicional do astigmatismo. Para se ter uma ideia, 97% dos pacientes que optaram pela lente monofocal tórica afirmaram não usar mais óculos para longe em nenhum momento.

  • Lentes intraoculares multifocais (simples ou tóricas): oferecem satisfação para longe e para perto. Indicada para pessoas que buscam maior independência dos óculos tanto para perto quanto para longe, pois a lente foi desenvolvida para tratar a catarata e a presbiopia (“vista cansada) e/ou astigmatismo ao mesmo tempo, permitindo que o paciente possa ter uma visão clara para todas as distâncias. Imagine poder ler, utilizar o computador ou dirigir com muito menos dependência dos óculos. Em pesquisa, 93% dos pacientes que receberam o implante de uma lente intraocular multifocal afirmaram que escolheriam a mesma lente novamente (7).

  • Lentes intraoculares trifocais: são as lentes mais aprimoradas que existem atualmente. Permitem que os pacientes realizem suas atividades diárias naturalmente. A cirurgia de catarata hoje em dia oferece a oportunidade de te libertar, não somente da catarata, mas também de outros problemas de visão, como miopia, hipermetropia e presbiobia (“vista cansada”). A lente intraocular triofocal foi desenvolvida para tratar a catarata e estes outros problemas de visão ao mesmo tempo, de maneira que o paciente possa ter uma visão clara e confortável para todas as distâncias, sem necessidade dos óculos. Possibilita visão para longe, perto e distâncias intermediárias (como computador, por exemplo). Imagine poder realizar a maior parte das suas atividades diárias como ler, trabalhar no computador, assistir TV e dirigir com mais liberdade e independência dos óculos. 


 

      Lembre-se: o diálogo aberto e uma relação de confiança com o médico são fundamentais!

Edited Image 2016-01-31 19-37-38
Intraocular-Lens-Implants-300x195.jpg
DR. MAURICIO CESAR DE MAMBELI BARROS

OFTALMOLOGIA ESPECIALIZADA

CRM-SP 95666

Tags: oftalmologista taubate especialista

oftalmologia especializada catarata lio  estrabismo oftalmopediatria laser miopia hipermetropia astigmatismo refrativa lente contato glaucoma retina retinopatia diabetica hipertensiva plastica ocular

www.mauriciocmbarros..com.br

v 2022

bottom of page