TIPOS DE CATARATA
A catarata é dividida em diferentes tipos de acordo com o fator que levou ao desenvolvimento da doença. A grande maioria dos casos de catarata está relacionada ao envelhecimento da população (1), o que não significa que a catarata é uma doença de pessoas velhas ou que é natural perder a visão com o passar dos anos. A catarata decorrente do envelhecimento se manifesta em pessoas a partir dos 40-50 anos (2), ou seja, em adultos economicamente ativos.
Os tipos de catarata são:
-
Catarata relacionada à idade: como descrito acima, é o tipo mais comum de catarata, e está relacionada ao processo de envelhecimento. Este tipo de catarata ocorre principalmente em indivíduos acima dos 40-50 anos (2). Dessa forma, a catarata não é uma doença de idosos. Vale destacar que com o aumento da expectativa de vida da população, a cirurgia de catarata busca aumentar a independência e qualidade de vida das pessoas e algumas opções de tratamento para catarata podem ainda livrar os pacientes da necessidade do uso de óculos para enxergar, tanto de perto quanto de longe.(3)
-
Catarata secundária: é a catarata decorrente de um fator secundário, como diabetes, uso de corticosteroides e até mesmo consequência de uma cirurgia para o tratamento do glaucoma (1).
-
Catarata traumática: há casos em que a catarata se desenvolve após uma lesão no olho, um trauma na região ocular. Após o momento da lesão, pode levar anos até o aparecimento da catarata (1).
-
Catarata congênita: é quando o bebê nasce com catarata ou desenvolve a doença em seu primeiro ano de vida. Aproximadamente um a cada 10.000 nascidos podem apresentar este tipo de catarata, que geralmente afeta os dois olhos (4). Há casos em que a catarata congênita é tão pequena que não prejudica a visão do bebê ou da criança, porém, em outros casos, é preciso recorrer à cirurgia (1).
-
Catarata por radiação: neste caso, a catarata é uma consequência da exposição do indivíduo a certos tipos de radiação (1). Pode ocorrer em pessoas que receberam radiação para o tratamento de um câncer, por exemplo (5). Por isso, quem está ou foi exposto à radiação deve fazer consultas regulares para acompanhamento da saúde da visão.
REFERÊNCIAS
1. Site do National Institutes of Health (NIH). Disponível em: https://nei.nih.gov/health/cataract/cataract_facts. Último acesso em 1 de janeiro de 2016.
2.Site da Johns Hopkins Medicine. Disponível em: http://www.hopkinsmedicine.org/wilmer/conditions/cataracts_faq.html. Último acesso em 1 de janeiro de 2016.
3.Site do Eye Surgery Education Cuncil. Disponível em: www.eyesurgeryeducation.org/vision-problems-cataracts.php. Último acesso em 13 de janeiro de 2014.
4.Site Healthline. Disponível em: http://www.healthline.com/health/cataract#TypesofCataracts2. Último acesso em 1 de janeiro de 2016.
5.Site Vanderbilt-Ingram Cancer Center. Disponível em: http://www.mc.vanderbilt.edu/documents/cancersurvivor/files/VICC_cataracts_trmt.pdf. Último acesso em 1 de janeiro de 2016.