top of page

Cirurgia Refrativa (Laser)

A Cirurgia Refrativa ou comumente conhecida por Cirurgia a Laser é realizada com o objetivo de correção dos Vícios de Refração, ou seja, o "grau" que o paciente tem que o obriga a usar lentes corretivas, seja no óculos ou nas lentes de contato: Miopia, Hipermetropia e/ou Astigmatismo. Ficou assim conhecida por ser realizada utilizando um equipamento que emite faixos de laser chamado Excimer Laser. Este laser é próprio para utilização nos olhos e vem sendo desenvolvido há decadas. Atualmente utilizamos equipamentos de laser modernos com alta precisão e segurança, que aliados à experiência do médico cirurgião especialista, confere ao procedimento altíssima previsibilidade, segurança e resultado. Antigamente utilizou-se até bisturis especiais para o procedimento, porém estes se revelaram más opções cirúrgicas devido a imprevisibilidade e alterações pós-operatórias indesejáveis.
Antes da indicação cirúrgica é necessário um estudo completo dos olhos do paciente candidato ao procedimento. Um exame clínico rigoroso da condição refracional, da córnea, e de todos elementos oculares, incluindo exames subsidiários, topográficos, paquimétricos, superficiais anteriores e posteriores da córnea. A avaliação criteriosa do grau do paciente (miopia, hipermetropia e astigmatismo), da estabilização do mesmo por pelo menos 1 ano, a idade mínima do paciente (20 anos) são elementos chave para o sucesso da cirurgia e para a preservação da saúde ocular.
Existem basicamente 2 tipos de cirurgia à laser utilizadas, dependendo do caso clinico a ser operado: o PRK e o LASIK.

PRK (Ceratectomia Fotoablativa): O PRK consiste em uma das modalidades da cirurgia refrativa em que a aplicação do laser ocorre diretamente sobre o tecido corneano superficial, ou seja, o epitélio corneano anterior. Na técnica do PRK o olho é anestesiado com gotas de colírio anestésico e um aparelho é colocado entre as pálpebras para impedir que se pisque durante a cirurgia. Durante o PRK, o Excimer laser é aplicado diretamente sobre a córnea para remodelar sua forma. Terminada a aplicação do laser, o oftalmologista põe uma lente de contato terapêutica sobre a cornea operada, que será removida dentro de 2 a 5 dias, o que leva a um pós operatório um pouco desconfortável e com tendência a uma cicatrização maior quando comparado ao LASIK. Com isso, no PRK a visão demora mais tempo para recuperação completa. Durante o PRK a energia do excimer laser vaporiza o tecido corneano, permitindo esculpir a córnea e modelar sua curvatura para eliminar a miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Alguns pacientes poderão apresentar, no pós-operatório do PRK, embaçamento da visão por um período que varia de 1 a 15 dias e certo desconforto, até que o epitélio cicatrize e recubra a área tratada. Geralmente, gotas de colírio e analgésicos ajudam a reduzir o desconforto do pós-operatório do PRK. O resultado visual alcançado é avaliado num período que varia de algumas semanas a 3 meses em média, de acordo com as características de cicatrização de cada pessoa. Nos últimos anos tem sido frequente o uso de uma substância chamada mitomicina associada ao PRK,especialmente nos casos de graus mais altos de miopia, astigmatismos e hipermetropias que não podem ser operadas através do Lasik. Esses casos, até então eram contra-indicados e graças a essa associação (PRK com mitomicina) vem apresentando ótimos resultados.
O PRK tem indicações principalmente onde não é possivel ou recomendável realizar o LASIK , seja por questões anatômico-topográficas da córnea, seja por questões quantitativas de grau refracional a ser operado.

LASIK (Laser Assisted In Situ Keratomileusis)

O LASIK consiste em outra modalidade de cirurgia refrativa e seu nome deriva da abreviação do termo inglês “laser-assisted in situ keratomileusis”. O LASIK começou a ser utilizado em cirurgias refrativas na década de 90 e tornou-se uma das cirurgias mais realizadas em todo o mundo.
A técnica do LASIK difere da PRK porque corrige a visão agindo em uma das camadas internas, ao invés de atuar na superfície da cornea. Com isso, a melhora da visão ocorre mais rapidamente, geralmente em 24 horas.
Na técnica do LASIK, após o olho ter sido anestesiado com colírio, um aparelho é colocado entre as pálpebras para impedir que se pisque durante a cirurgia. Em seguida, um instrumento chamado microcerátomo realiza um corte muito delicado e preciso na superficie da córnea com a finalidade de levantar uma fina camada (lamela). Após a confecção da lamela deve-se olhar para a luz do Excimer para o laser ser aplicado e remodelar a forma da córnea. Por fim, a lamela é recolocada de volta ao lugar sem necessidade de pontos. O pós-operatório geralmente é mais rápido e confotável, bem como a recuperação da visão, o que ocorre em poucos dias. Porém, o LASIK tem suas limitações e não pode ser utilizado em todos os casos.
A indicação de qual técnica será utilizada cabe ao médico oftalmologista, pois há critérios técnicos que somente o oftalmologista saberá avaliar e definir.

Cirurgia Refrativa Personalizada

A cirurgia refrativa foi concebida por diversos parâmetros mensurados nos olhos humanos, e pré-definidos em razão estatistica mediana para as diversas variações populacionais. Porém, com o tempo foi observado que mesmo entre pacientes técnicamente iguais haviam diferenças anatômicas, funcionais e refracionais que se mostraram relevantes na análise de resultados a longo prazo. Estas variações foram sendo reconhecidas e foi perecbido a necessidade de individualizar os cálculos e a personalizar a programação cirúrgica, assim como o per-operatório. Assim nasceu o conceito de cirurgia refracional personalizada. Isto só foi possível devido ao surgimento de modernos aparelhos como o Excimer Laser Wavelight EX 500, que é considerado o mais avançado da atualidade, capaz de corrigir 1 grau a cada 1,4 segundo, sempre na técnica da Cirurgia Refrativa Personalizada. Com esse aparelho, o oftalmologista pode controlar a espessura da córnea durante o ato cirúrgico,por exemplo. O procedimento pode ser controlado minuciosamente pelo computador, e assim, os pulsos do laser removem tecido da córnea com precisão. Sempre na tecnologia Wavefront, que é o padrão de excelência na cirurgia refrativa mundial atual. Saiba mais sobre o Excimer Laser Wavelight EX500 abaixo, o equipamento ultilizado em nossa cirurgias.

Wavelight EX500 Excimer Laser

O Hospital de Olhos do Vale, antigo Excimer Laser Santa Cruz, em São José dos Campos, adquiriu o Wavelight EX500, o  equipamento mais sofisticado e moderno da atualidade para a correção de problemas oculares refrativos, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e correções especiais como pós-transplante de córnea. Concebido pela WaveLight, subsidiária alemã da Alcon (empresa norte-americana que é referência mundial da indústria médico-farmacêutica oftalmológica), possui tecnologia avançada, a qual agrega equipamentos diagnósticos (Analyser, Topolyser, Oculyser e Wavefront System) ao laser que será utilizado no processo cirúrgico.
A convergência destes aparelhos torna o procedimento ainda mais eficiente. Com o EX500, o médico tem interferência mínima no funcionamento, fornecendo informações prévias durante a avaliação do paciente, corroborado pelas tecnologias de diagnóstico anteriores que aumentarão a confiabilidade e a precisão nos resultados, induzindo ao mínimo qualquer irregularidade ou aberração esférica no processo, o que melhora a qualidade da visão da cirurgia. O WaveLight EX500 oferece, de forma integrada à tecnologia WaveFront, a transferência de dados especiais quanto às características do paciente, proporcionando uma análise e correção customizada, sem acrescentar maior custo ao procedimento.  
Outro aspecto em que o WaveLight EX500 apresenta vantagem é em relação à rapidez de todo o processo de correção do grau, reduzindo ainda mais o tempo de cirurgia e contribuindo no conforto e na recuperação do paciente. Embora a sensibilidade possa variar de paciente para paciente, o procedimento causa menos desconforto no pós-operatório, permitindo uma rápida recuperação e retorno às atividades normais do paciente.      
O Wavelight EX500 possui também a tecnologia "Eyetracker”, a qual permite que pequenos movimentos dos olhos sejam corrigidos. Muitos pacientes receiam fazer uma cirurgia porque não conseguem ficar com os olhos parados por algum tempo. O equipamento faz uma leitura das microestruturas da íris, acompanhando os movimentos do globo ocular por meio desta identificação.
A maioria dos pacientes com problemas oculares refrativos poderão se beneficiar da tecnologia do WaveLight EX500. O laser desse equipamento permite correção de até 10 dioptrias. Porém, não é recomendado para pacientes com astigmatismo assimétrico ou irregular, com alterações ou doenças pré-existentes na córnea e também para adolescentes ou aqueles que ainda não tem o grau estável. A correção, na maioria das vezes será alcançada em 100% se os cuidados na indicação e todo o procedimento, incluindo o pós-operatório, forem seguidos e realizados corretamente.
O WaveLight EX500 representa um grande avanço em termos tecnológicos para a realização de cirurgias corretivas das ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo), a começar pela fonte de energia do laser: o nitrogênio capturado e filtrado do ar, onde o gás é predominante (78% do total). Outros diferenciais são o display que projeta na objetiva do microscópio para o olho do cirurgião todas as informações referentes ao procedimento e integra ainda um aspirador que remove todas as partículas que se desprendem durante o processo.
Um fator diferencial também é o sistema de iluminação que não causa desconforto para o paciente no procedimento. Outro ponto importante diz respeito à conectividade do aparelho com a empresa fabricante. É uma cirurgia compartilhada com engenheiros na Alemanha que podem fazer sugestões e trocar informações com equipes de cirurgiões de todo o mundo. Além disso, este intercâmbio permite que atualizações sejam incorporadas de forma online ao equipamento.

DR. MAURICIO CESAR DE MAMBELI BARROS

OFTALMOLOGIA ESPECIALIZADA

CRM-SP 95666

Tags: oftalmologista taubate especialista

oftalmologia especializada catarata lio  estrabismo oftalmopediatria laser miopia hipermetropia astigmatismo refrativa lente contato glaucoma retina retinopatia diabetica hipertensiva plastica ocular

www.mauriciocmbarros..com.br

v 2022

bottom of page