Cirurgia de Estrabismo
A Correção Cirúrgica de Estrabismo é mais um recurso no tratamento do estrabismo, que é diversificado, tanto clínica como cirurgicamente. Trata-se de método intervencionista, com indicações específicas e personalizadas, já que no estrabismo, os casos são muito variados entre si e cada qual com suas características próprias.
Portanto, somente o médico oftalmologista, após avaliação detalhada do paciente, pode indicar tal procedimento.
A cirurgia de estrabismo busca obter um melhor posicionamento ocular bilateral, corrigindo desalinhamentos, que seja esteticamente satisfatório, e/ou corrigir falhas, limitações, excessos ou desordens da motilidade ocular externa. Trata-se portanto, de procedimento absolutamente artesanal, realizado por meios manuais, não tecnológicos, ligado à experiência do cirurgião e sobretudo, ao complexo sistema neuro-visual do paciente. Por isso os casos são avaliados e planejados individualmente, não havendo portanto sistematização ou padronização neste tipo de cirurgia.
Tecnicamente a cirurgia de estrabismo consiste em diversas opções de intervenção, nos músculos oculares, visando atenuar ou intensificar a ação destes músculos, mudá-los de posição, alterá-los ou criar novos vetores de ação muscular. Isto visa obter um novo padrão de alinhamento ocular ou movimentação pré-definida clinicamente. Portanto a cirurgia de estrabismo é realizada na região externa do globo ocular, e não "dentro do olho". O acesso é por via ocular direta, pela conjuntiva, e não "por fora do olho". São dados pontos que ficam ocultos ou aparentes na conjuntiva, e estes geralmente são absorvíveis ou caem sozinhos.
O olho não é "retirado para fora"; tudo é realizado através de acesso relativamente fácil e com os olhos no seu lugar anatômico natural.
Pode ser utilizada a anestesia geral, situação mais comum, ou a anestesia local, mas isso não é uma opção do paciente: somente o oftalmologista cirurgião pode definir qual será a anestesia indicada, depedendo do caso. A cirurgia dura cerca de 1 a 2 horas comumente, e a internação hospitalar raramente excede 1 dia.
Com relação ao olho a ser operado, ou se serão ambos os olhos, isto também é definido pelo médico oftalmologista. Em muitos casos, a seleção do olho é previsível pelo médico, porém podem ser necessárias alterações de última hora e o médico deve ter esta prerrogativa em benefício do paciente.
Quanto a idade para operar, não existe limitações, em princípio. Podem ser operados pacientes adultos ou crianças, mas com relação a alguns quadros clinicos em estrabismo, estes evoluem melhor quanto antes forem operados, sobretudo se tiverem alguma visão binocular patente. Crianças pequenas em geral ainda podem recuperar sua visão binocular se forem operadas entre os 6 e os 18 meses de vida. Os adultos, na sua grande maioria, tem indicações apenas estéticas na cirurgia, mas podem ser beneficiados em qualquer momento da vida, com grande impacto emocional positivo, se não tiverem contra-indicações específicas. Traumas, acidentes e sequelas, doenças clínicas e outros fatores que apresentem estrabismo também podem ter a cirurgia como indicação efetiva.
Uma adequada avaliação pré-operatória do paciente se faz necessária, tanto para o planejamento cirúrgico, como para redução dos riscos envolvidos no procedimento. O pós-operatório também deve ser cuidadoso, principalmente nas crianças, mas em geral não é difícil, sendo necessário de dez a quinze dias de resguardo, e cerca de um mês para esforços fisicos maiores. Olhos vermelhos neste periodo são normais e não representam problema.
Outras formas de tratamento invasivo como a toxina botulinica são utilizados em casos especificos.
Esta cirurgia envolve portanto serviços hospitalares, serviços anestesicos e serviços médicos, cada qual com seu custo individualizado. Porém para fins de facilitação de pagamento, possuimos sistema de pacote com valor pré estabelecido total.
Graças a todos estes parâmetros os resultados alcançados tem sido excelentes, estáveis, e de grande satisfação para nossos pacientes, sejam eles crianças ou adultos. Faça uma consulta e avaliaremos suas possibilidades pessoalmente.